Volta Redonda bate recorde na geração de empregos e projeta crescimento para os próximos anos
Com um setor industrial e comercial em expansão, Volta Redonda alcançou o melhor desempenho em geração de empregos nos últimos quatro anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2024, o saldo foi positivo com 4.528 novos postos de trabalho, superando os números de anos anteriores: 3.309 em 2021, 2.960 em 2022 e 2.959 em 2023.
Além disso, a cidade se destaca no setor criativo, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, do Centro de Liderança Pública (CLP). O município aparece em 5º lugar no estado do Rio de Janeiro e 38º no Brasil entre os que mais empregam profissionais das áreas de arquitetura, moda, design, publicidade, música e artes cênicas. “Reassumimos a prefeitura em 2021 com muitos desafios, como salários atrasados e uma cidade em recuperação pós-pandemia. Trabalhamos duro, contando com parcerias importantes, como a do Governo do Estado, para impulsionar o crescimento de Volta Redonda. Hoje, somos a maior geradora de empregos do Sul Fluminense e uma das maiores do estado”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Investimentos em capacitação e inclusão
A prefeitura tem apostado em parcerias com empresas locais, facilitando o acesso dos moradores às vagas por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da Subprefeitura do Retiro, onde funciona um posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Em janeiro de 2025, 16 das 23 vagas ofertadas foram preenchidas.
Além da intermediação de mão de obra, a cidade tem investido na qualificação profissional, promovendo cursos e oficinas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e da Fundação Beatriz Gama (FBG).
O município também tem incentivado a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. O programa “Diploma Cidadão”, realizado em parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), oferece curso superior gratuito para PCDs e já tem alunos contratados pelo Saae-VR e estagiando na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Outra iniciativa voltada à inclusão é a oferta de cursos para mães e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Expansão econômica e novos empregos
A tendência é que Volta Redonda continue crescendo nos próximos anos. A expansão de dois grandes shoppings deve gerar mais de 700 empregos, enquanto a modernização e ampliação das operações da CSN trará ainda mais oportunidades. “Com avanços na saúde, segurança e mobilidade urbana, Volta Redonda está se tornando a cidade que todos sonhamos. Vamos seguir trabalhando para gerar ainda mais empregos e renda para nossa população”, concluiu o prefeito Neto.