Volta Redonda inicia cadastramento para tratamento à base de canabinoides

Inicialmente, pacientes com epilepsia refratária, Transtorno do  Espectro Autista (TEA), Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer serão  atendidos

Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de  Saúde (SMS), inicia nesta semana o cadastramento para uso de  medicamentos à base de canabinoides. O tratamento será fornecido pelo  SUS (Sistema Único de Saúde), em regulamentação à Lei Municipal  6.085/2022, que prevê a oferta do tratamento pela Rede Municipal de  Saúde.

Inicialmente, serão atendidos pacientes com epilepsia refratária,  Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mal de Parkinson e Mal de  Alzheimer, acompanhados nos serviços especializados na rede pública:  Policlínica da Melhor Idade, Policlínica da Cidadania (Neurologia) ou  Follow up e Centro Especializado de Reabilitação (CER III). A  prioridade será para aqueles que não respondem aos tratamentos  convencionais e que tenham indicação médica para o medicamento.

“Vale acrescentar que os pacientes que fazem acompanhamento na AAP-VR  (Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda) também  serão atendidos, através do convênio existente com a prefeitura”,  esclareceu o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, que faz parte da  coordenação do projeto.

O paciente ou o seu representante legal deverá fazer o cadastramento  para o tratamento à base de canabinoides no setor de Demandas em  Saúde, no 2ª andar da Policlínica da Cidadania, às terças, quartas e  quintas-feiras, das 13h às 17h, com os seguintes documentos:  formulário de solicitação médica para o tratamento; laudo ou relatório  médico; declaração ou termo de responsabilidade; cartão SUS; CPF,  documento de identificação, RG ou CNH, do paciente ou responsável  legal; comprovante de residência atual; telefone celular e e-mail do  paciente.

Este departamento apoiará o paciente realizando o cadastro junto à  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A solicitação é  realizada diretamente pelo Portal de Serviços do Governo Federal. De  acordo com Carlos Vasconcellos, se o paciente já for cadastrado no  site gov.br, é necessário ter também a senha do cadastro. “Esse  cadastro é válido por dois anos. Após esse período, pode ser  renovado”, disse.