Volta Redonda promove semana municipal de prevenção e combate ao racismo

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda está realizando, a partir desta sexta-feira até o próximo dia 24, a “Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Racismo”. O evento, estabelecido pela Lei Municipal 6.298/2023, do vereador Edson Quinto e sancionado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, conta com parceria da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv).

A programação teve início nesta sexta-feira (17) com duas atividades: a oficina “A Necessidade de uma Perspectiva Afro-Futurista no Combate ao Racismo”, realizada às 7h na Escola Municipal Professor Paulo Freire, no bairro São Sebastião; e a oficina ‘Identidade Afro-Brasileira’, que aconteceu às 14h no Centro de Socioeducação Irmã Asuncion de La Gándara Ustara (CENSE Volta Redonda).

O evento ocorre na semana que antecede o Dia da Consciência Negra, estabelecido para o dia 20 de novembro. Esta iniciativa visa estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outros eventos sobre políticas públicas relacionadas ao tema, apoiando atividades organizadas pela sociedade civil.

O Poder Executivo tem a responsabilidade de criar, organizar e implementar todas as ações necessárias para o evento, podendo estabelecer parcerias com iniciativas públicas ou privadas, entidades acadêmicas e outras organizações, visando a realização das atividades da Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Racismo.

Confira a programação com as demais atividades:

22/11 (quarta-feira), às 14h: “Formação de Servidores Municipais Promovendo a Saúde Mental da População Negra: Um Diálogo Necessário”. Local: UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), Campus Aterrado/Volta Redonda.

23/11 (quinta-feira), às 10h: Oficina “Territórios Negros e a Promoção da Igualdade Racial”, na Escola Estadual São Paulo, bairro São Lucas.

23/11 (quinta-feira), às 14h: Oficina “A Identidade da Mulher Negra; Desconstruindo Estereótipos”, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) São Sebastião.

24/11 (sexta-feira), das 9h às 12h: Oficina “O Imaginário do Negro na Sociedade: Reconstruindo Olhares”. Local: Cras Roma 2.