Volta Redonda realiza 1° Feira Regional de Agricultura Familiar

Neste sábado, dia 11, Volta Redonda será o anfitrião da I Feira Regional de Agricultura Familiar. O evento acontecerá das 9h às 16h, no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, localizada na Vila Santa Cecília, fruto da parceria entre a prefeitura e a Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa).

Noventa e nove produtores rurais de 11 municípios (incluindo Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paraty, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Valença e Vassouras) estarão presentes para apresentar e comercializar seus produtos, que incluem frutas, verduras, legumes, cogumelos, palmito, doces, mel, queijos, massas, cachaça, água de coco e cafés.

Além da exposição e venda de produtos, a feira contará com artesanato e três oficinas. As oficinas abordarão temas como Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), fermentação natural de pães e biomassa de banana.

Carlos Patrício de Souza Rangel, extensionista Rural da Emater-Rio, destacou a importância da feira, enfatizando que ela é uma oportunidade para a população de Volta Redonda e cidades vizinhas conhecerem a diversidade da produção familiar da região, que inclui produção convencional e orgânica, além de artesanato e sabores autênticos do campo.

A Feira Regional de Agricultura Familiar busca valorizar os pequenos produtores familiares e promover a compra de produtos locais e regionais para fortalecer a economia das comunidades locais. O movimento de consumir alimentos produzidos na região onde se vive tem crescido, seguindo uma tendência no Brasil e no mundo.

A configuração da feira contará com a Praça Rotary, onde até 60 barracas serão distribuídas entre as cidades participantes. Cada cidade apresentará seus produtos característicos, abrangendo uma ampla variedade de alimentos, bebidas e artesanato, demonstrando a riqueza da produção da agricultura familiar na região.