Volta Redonda sedia exposição “Rua Cultural RJ” na Biblioteca Municipal

Mostra apresenta processo de confecção dos painéis urbanos que o  município recebeu através do edital da Secretaria de Estado de Cultura  e Economia Criativa

Volta Redonda está sediando a exposição fotográfica “Rua Cultural RJ”  na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A mostra  apresenta o processo de confecção dos painéis “Memórias Ancestrais &  Urbanas”  projeto da Estação das Artes, selecionado no edital da  Secec-RJ (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio  de Janeiro). A exposição segue até o dia 13 de fevereiro no 2ª andar  da biblioteca, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Os artistas urbanos de Volta Redonda Jader Mattos e Guilherme  Kozlowski pintaram o painel “povos indígenas” os quais habitaram a  nossa região desde o século XVIII; e o artista Marcelo Eco, do Rio de  Janeiro, confeccionou o painel em homenagem aos metalúrgicos. Ambos  estão localizados no bairro Aterrado.

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, citou que  a ideia da exposição é também receber as crianças e explicar sobre o  processo criativo. “As crianças inscritas na Colônia de Férias da  prefeitura também vão passar por aqui, iremos explicar sobre a  confecção desses painéis. A nossa ideia é as crianças entenderem como  foram feitos quando passarem pelo local onde estão localizados os  painéis, e assim aproximar a arte das crianças”, disse.

Abertura

A abertura da mostra “Rua Cultural RJ” aconteceu na sexta-feira passado,  com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa  do Rio, Danielle Barros.

“Volta Redonda é um exemplo de arte urbana e criatividade aliada ao  urbanismo da cidade. O nosso edital Rua Cultural RJ quer trabalhar  exatamente nesta característica, promovendo cultura urbana em todo  território fluminense”, afirmou Danielle Barros.

“Esse é apenas um dos desdobramentos do projeto Memórias Ancestrais &  Urbanas. Certamente outros desdobramentos virão, pois o projeto também  visa suscitar outros projetos e ações salutares em prol da cultura  local e regional”, ressaltou Sergio Vieira, produtor cultural da  Estação das Artes.

Também participaram da abertura o produtor cultural e compositor  Sérgio Vieira, da Estação das Artes; e os artistas urbanos Jader  Mattos, Guilherme Kozlowski e Marcelo Eco, além de representantes do  Conselho Municipal de Cultura (CMC).

Fotos de Cris Oliveira  Secom/PMVR.