X-Todas: 10 anos celebrando a arte feminina em teatros da Firjan SESI
O Festival X-Tudo, organizado pela Gerência de Cultura da Firjan SESI, comemora uma década com um evento especial dedicado exclusivamente a elas – o X-Todas. Esta edição comemorativa, marcando o retorno do festival após o período de pandemia, apresentará uma programação diversificada e única, reunindo 14 atrações nos teatros Firjan SESI de Campos, Macaé e Itaperuna, de quinta-feira (30/11) a domingo (3/12). Confira a programação completa neste link.
O X-Todas destaca-se por ser um espaço exclusivo para convidadas mulheres, oferecendo uma ampla programação que abrange desde espetáculos teatrais e musicais até feiras e debates, todos voltados para a reflexão e celebração do papel feminino na cultura.
Em Campos, o evento contará com uma variedade de apresentações, desde talentos locais como Kynnie (30/11, às 20h) e Simone Pedro (3/12, às 17h) – trazendo respectivamente o melhor do R&B e do samba – até a peça teatral “A origem do mundo” (1/12, às 20h), que de maneira humorada recria passagens significativas da História, questionando desde Freud até a NASA. No domingo (3/12), está prevista a realização de uma feira criativa reunindo empreendedoras locais do segmento da moda, artesanato e joias, além de uma série de debates, abordando temas que vão da literatura à música, passando pela economia criativa e solidária.
Já em Macaé e Itaperuna, o X-Todas também contará com a peça “A origem do mundo” (30/11 e 2/12), bem como o show “Deusa Dulov” de Larissa Luz (1/12 e 3/12). O espetáculo de Larissa Luz ressignifica padrões e símbolos de beleza e amor, homenageando figuras como Elza Soares, fazendo uma releitura do Olodum e apresentando uma versão reinventada de “Morango do Nordeste”. Além disso, Itaperuna receberá a cantora Kynnie, enquanto Macaé contará com a peça “Azira’I”, uma obra biográfica que explora o lado maternal da primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava (MA), que ocupou a categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar, sendo destinada apenas a indivíduos com conhecimentos medicinais e espirituais profundamente desenvolvidos.