23 mil alunos voltam às aulas em Angra dos Reis

As 87 unidades de ensino do município iniciaram o novo ano letivo com melhorias na infraestrutura e acréscimo de profissionais

 

Os alunos da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis voltaram às salas de aula nesta quarta-feira, 8 de fevereiro. Os 23 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2023 nas escolas e creches do município esperaram ansiosamente por este momento, em que se inicia um novo processo de aprendizagem e a continuação de um planejamento de futuro profissional e cidadão.

 

– Eu estava com muita saudade de estudar, das minhas professoras e dos meus amigos. Eu andava muito ansiosa para entrar no segundo ano. Gostei muito da minha sala. Eu quero estudar muito para ser prestativa, talentosa e esperta – comentou a aluna do segundo ano Luana, de 7 anos.

 

Todas as 87 unidades de ensino do município iniciaram o ano com melhorias em suas infraestruturas e com acréscimos em seus quadros de funcionários. São mais de 2.300 funcionários da rede de educação envolvidos no processo de volta às aulas, desde diretores e professores até merendeiras e monitores. Só no ano de 2022, foram convocados mais de 900 novos profissionais para o time da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação.

 

Na Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, os 582 alunos se reuniram no primeiro dia de aula na recém-reformada quadra da comunidade para, juntos, cantarem o hino nacional e o hino de Angra dos Reis. Todos em fila, disciplinados e muito organizados, com seus uniformes e mochilas, prontos para seguirem ao desjejum no refeitório.

– Meus filhos adoram férias, mas estudar para eles é melhor ainda. Eles estavam com saudades de interagir com os amiguinhos de que sentiram falta. As expectativas para este ano são as melhores, pois agora meus filhos contam com dois professores em sala de aula. As salas estão com televisões, muitas coisas boas – comentou Angelina Costa, 33 anos, auxiliar administrativa e mãe de dois alunos da escola.

 

A escola recebeu, na manhã desta quarta-feira, a visita do secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, junto à equipe técnica da secretaria. O secretário foi a todas as salas de aula da escola dando as boas-vindas aos alunos e anunciando as novidades tecnológicas para o ano de 2023 e o almoço do dia, estrogonofe.

 

– Hoje iniciamos o ano letivo de 2023 nas 87 unidades de ensino de nossa cidade. Estou aqui no Frade para dar as boas-vindas a nossos alunos e profissionais, que vão cuidar de todo o processo de aprendizagem. Em 2022, tivemos o melhor desempenho do IDEB da série histórica de Angra dos Reis. Em breve, os tablets que foram conduzidos à manutenção preventiva retornarão às escolas e para nossos estudantes, já com chips de internet para uma maior conectividade. É uma alegria imensa ver tanta criança em sala de aula – comemorou Paulo Fortunato.

 

O município vem investindo bastante na tecnologia da educação, com a entrega de smart TVs e internet para as salas de aula e notebooks para os professores. Já para o alinhamento da intencionalidade pedagógica e planejamento escolar para 2023, foram realizados em janeiro pela equipe da secretaria a Semana de Imersão para Gestores e a Semana de Formação Pedagógica.

 

– A voltas às aulas é um momento de muita expectativa. Estamos firmes no propósito de conscientizar toda a comunidade sobre a importância da escola. Todos estamos empenhados com a frequência regular dos alunos. Queremos trazer as crianças para a escola, com todos os seus recursos de tecnologia e acolhimento – frisou Verônica Dias, 39 anos, professora do segundo ano da escola.

Ainda para o começo do ano letivo de 2023, haverá a entrega dos tablets com chips de internet, além de recadastramento dos alunos nos aparelhos de identificação facial e exames para o projeto Saúde no Olhar, que oferece óculos de grau para alunos da rede pública.

 

– O Cartão Educação irá voltar com força total em 2023, desta vez também contemplando professores da rede. Mais de 600 profissionais foram contratados para completar o time de profissionais que estão atuando na mudança da educação de nosso município. Todo esse investimento demonstra claramente que educação é prioridade para a Prefeitura de Angra dos Reis – concluiu o secretário de Educação, Paulo Fortunato.