Cerimônia da Alerj em Teresópolis destaca relevância de grandes empresas no Interior do Rio

Ladmir Carvalho, co-fundador da Alterdata Software, tem trajetória de pioneirismo no ramo reconhecida internacionalmente e foi o responsável pela criação da maior empresa de tecnologia do Estado

A valorização do interior do Estado do Rio como potencial para grandes indústrias foi destaque na noite da última sexta-feira, em cerimônia que homenageou o empresário do ramo de tecnologia,

Ladmir Carvalho. Com 40 anos dedicados ao setor, o presidente da Alterdata Software foi agraciado com a maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do executivo, legislativo e judiciário.  O evento foi realizado na sede do empreendimento localizado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, que é reconhecido como uma das cinco maiores desenvolvedoras de Software do Brasil e a principal do Estado do Rio de Janeiro.

“Na vida é importante ter pessoas que sejam fonte, mostrem que é possível. Essa é a história de um empreendedor que merece destaque, traz criatividade e inovação na veia, estimulando outros que também tenham esse desejo. E isso trabalhando com uma visão antecipada do mundo! Ele é um orgulho para a nossa Terra. Acreditou, trabalhou, fez valer a pena o seu esforço e proporcionou um resultado como o que é hoje”, destacou o prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen.

O projeto de Lei nº 1629/2022, aprovado em dezembro de 2022 por unanimidade, destinou a Medalha Tiradentes, destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública no Estado do Rio. A premiação foi instituída em 1989 e homenageia também Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes.

“O Rio de Janeiro tem um grande potencial, assim como São Paulo, onde as cidades do interior são autossustentáveis, fortes economicamente e fazem do Estado, uma locomotiva do Brasil. Precisamos valorizar o interior que tem coisas incríveis, o turismo, a tecnologia e precisamos explorar o potencial dos municípios e estimular que esses polos sejam cada vez mais conhecidos, pela referência que são, como no caso de Teresópolis que tem a maior empresa de tecnologia do Estado. Conheci a empresa e a história do seu co-fundador e decidi ingressar com esse projeto para a entrega dessa grande honraria”, diz o Deputado Estadual Sérgio Louback, responsável pela indicação de Ladmir Carvalho.

Com 33 anos de fundação, a Alterdata Software é hoje uma das principais marcas do ramo no Brasil, contando com mais de 60 mil clientes ativos e mais de 2 mil colaboradores.

Os investimentos recentes na ampliação da estrutura, possibilitaram à empresa construir um complexo de atendimento para empreendimentos de todo o Brasil. Na oportunidade, os visitantes que estiveram reunidos para prestigiar a entrega do título, puderam conhecer o mais novo projeto que está em fase de finalização: o museu com peças reunidas ao longo de mais de 10 anos, representando tudo o que o pioneiro autodidata construiu no segmento, quando não se havia cursos ou formação no ramo de TI.

“A vida é uma construção de ações e em muitos momentos, a gente não sabe se está no caminho certo. E quando acontece um evento como esse, me dá a certeza de tudo o que a gente faz, como a construção do nosso museu para contribuir com a cultura da cidade, os plantios de árvores mostrando a nossa preocupação com a natureza e os detalhes são muito importantes. Ver minha família aqui e saber que posso inspirar outras pessoas, me deixa muito feliz e emocionado”, pontua o homenageado.

Principal empresa de tecnologia do Estado

Em 1989, aos 25 anos, Ladmir fundou ao lado do sócio José Ronaldo, a Alterdata Software com a visão de fazer sistemas de gestão para empresas médias e pequenas.

Foi então que se especializou em competências de vendas, administração, finanças, marketing, dentre outras. Com seu poder de comunicação para falar em público, palestrou em centenas de congressos que contaram com a participação de mais de mil pessoas. Com o prêmio de Empreendedor do Ano concedido por vários institutos ao longo da carreira, Ladmir Carvalho já palestrou nos Estados Unidos e foi o palestrante no evento oficial da ONU no aniversário de 30 anos do Empretec global.

Um dos destaques foram as várias vezes em que a empresa esteve listada no ranking do GPTW – Great Place to Work, um dos certificados mais importantes mundialmente no que se refere à gestão de pessoas nas empresas.

Para potencializar o desenvolvimento da equipe foi criada a  UCA – Universidade Corporativa Alterdata, há mais de 10 anos, o que permitiu para que a Alterdata competisse igualmente com as melhores empresas do país. Atualmente são cerca de 90 mil pessoas que recebem os conhecimentos oferecidos pela instituição, aumentando o nível cultural de profissionais de todo o Brasil.

Sensível à falta de programadores no mercado brasileiro, a Alterdata também desenvolve o projeto Galileo, que tem formado novos programadores vindos de comunidades, que estudam em escolas públicas e pertencem a famílias de baixa renda.  Atualmente são quatrocentos alunos estudando para se formar em seis meses e sendo alocados em grandes empresas.

 

Foto: divulgação