Mulheres empreendedoras da Rocinha premiadas pela startup Mentorapp, com café da manhã no Dinner in The Sky

A Rocinha conquistou, em 2021, o título de ponto turístico oficial com uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. Se depender da startup petropolitana MentorApp, outro título poderá chegar à maior favela da América Latina: o de possuir mais mulheres engajadas em desafios comportamentais e tecnológicos que estimulam o empreendedorismo feminino local.

Uma das vencedoras do edital da Faperj “Favela Inteligente”, a startup tem sede na incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, e vem promovendo atividades empreendedoras com as mulheres da Rocinha desde junho. Neste fim de ano, decidiu premiar as participantes que vencerem os desafios gamificados sobre gestão do tempo e outras soft skills ou habilidades comportamentais. As ganhadoras terão a chance de conhecer, no dia 9 de dezembro, uma outra vista que vem igualmente surpreendendo cariocas e visitantes: o Dinner in the Sky.

“Tivemos a ideia de levar estas mulheres poderosas e vencedoras para conhecerem esta bela vista do Rio, no caso, a Baía de Guanabara, também única e fantástica…com uma experiência diferenciada, experimentando cores e sabores a 50 metros de altura”, disse a CEO da startup, Marcilene Scantamburlo. Uma vez por mês, ela e sua equipe vão até a Rocinha , oferecem um café da manhã e organizam uma roda de conversa, na Cozinha Solidária da embaixadora eleita pela MentorApp, a moradora do local Ana Lucia  Costa Mendes da Silva , a Ana Preta. Nas rodas de conversa, todas as mulheres participam, esclarecem dúvidas sobre os temas, tais como gestão de tempo, habilidades comportamentais para o empreendedorismo, comunicação, finanças e tecnologia, entre outros. A cada semana, as participantes – a maioria ligadas a segmentos da gastronomia e beleza na Rocinha – recebem novos conteúdos digitais e praticam os exercícios propostos.

“O objetivo do projeto é levar conteúdos educacionais e comportamentais, de inclusão e transformação digital para diminuir desigualdades. Como metade da população da Rocinha é composta por mulheres, este é nosso foco”, explicou Marcilene. O projeto está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, ligados à educação de qualidade, igualdade de gênero e redução das desigualdades. E como esta é a etapa piloto, ainda tem a chance de poder se desdobrar para outras comunidades cariocas.

O Dinner in the Sky é uma experiência de café da manhã, brunch, almoço ou jantar feito em uma mesa suspensa por um guindaste a 50 metros de altura do chão.

O equipamento foi feito na Bélgica e possui certificado TUV alemão de segurança, considerado o mais rigoroso da categoria. Atualmente, são mais de 75 países onde o Dinner in the Sky acontece. No Rio, a empresa permanece até 18 de dezembro e deve percorrer as principais capitais do país nos próximos anos.

A MentorApp começou oficialmente em 2018 e já foi selecionada em vários editais de inovação, entre eles o IBM Global Entrepeneur, o BNDES Garagem, o Inovativa Brasil, o programa internacional Challenge Bankoo e o Amcham Arena. Todas essas oportunidades também acabam contribuindo para a primeira colocação do Rio na categoria Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities, que mapeou as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Foto: divulgação