480 agentes de segurança atuam no carnaval de Saquarema
O carnaval 2023 terá reforço na segurança de Saquarema! O planejamento divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, conta com 480 agentes atuando em diversos pontos da cidade.
Todo o efetivo de segurança estará disponível para proporcionar aos munícipes e visitantes uma festa tranquila durante o período de carnaval, época em que a cidade recebe um número expressivo de turistas.
De acordo com o divulgado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, os profissionais estarão divididos da seguinte forma:
- A Guarda Civil Municipal atuará com 45 GCMs, além do comandante e subcomandante, 35 agentes de trânsito, 06 viaturas e 02 moto-patrulhas;
- A equipe de Fiscalização de Posturas contará com 02 fiscais e seu diretor, 06 motoristas e apoios e 02 viaturas;
- A Defesa Civil atuará com 08 agentes, coordenador e viatura;
- O grupamento do Salvamar atuará com 80 profissionais salva-vidas, equipe de comando, 01 viatura, 02 quadriciclos e 02 jets ski;
- O PROEIS terá, em média, 20 policiais atuando diariamente na cidade;
- A Polícia Militar dará apoio com a equipe de policiamento da 4ª CIA do 25° Batalhão de Polícia Militar, com efetivo de 27 policiais na forma de RAS, além da equipe de comando, 01 equipe PATAMO e 06 viaturas;
- 248 seguranças contratados pela Prefeitura também atuarão como apoio, empregados nos bairros e áreas de eventos carnavalescos.
“Todo o efetivo empregado fará o esforço necessário para que a população de Saquarema possa curtir o carnaval com toda a segurança. Teremos fiscalizações em vários locais para coibir infrações e possíveis crimes. É importante que a população colabore e denuncie irregularidades”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.
Fiscalização contra som alto e infrações de trânsito
As equipes da Secretaria de Segurança também coibirão irregularidades no trânsito e nas áreas públicas. A Guarda Civil Municipal e os Agentes de Trânsito estarão atuando nas vias para garantir o melhor fluxo de pedestres e motoristas.
Infrações como estacionamento em área proibida, parada em fila dupla ou veículos irregulares serão combatidas com a aplicação de multas e a utilização de reboque com direcionamento ao pátio público.
Já nas praias, praças e demais espaços públicos, o decreto referente à poluição sonora será fiscalizado. De acordo com o Decreto 2.490/2023, não será permitido o uso de carro de som, caixa de som ou qualquer outro equipamento sonoro nos espaços citados, sem prévia autorização do Município.
A fiscalização será feita pelos agentes da Secretaria de Segurança e, quem for flagrado desrespeitando a legislação, poderá ter o equipamento apreendido, além de pagar multa.
“Estamos trabalhando para que todos tenham o sossego e tranquilidade que nossa cidade oferece. Por isso, estamos atuando intensivamente no ordenamento das vias, praias, praças e demais espaços públicos de uso comum. A população precisa se sentir segura e confortável em nossa cidade”, completou o Secretário Evanildo Andrade.
Foto: divulgação