Paraíba do Sul fica em primeiro lugar na geração de empregos formais em 2022

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Paraíba do Sul ficou no topo da geração de empregos formais na região centro sul fluminense em 2022. Entre janeiro e dezembro do ano passado, quase duas mil vagas de trabalho formal foram ocupadas.

Entre vagas abertas e fechadas, a cidade ficou com saldo de 1.242, sendo 180% maior que a segunda colocada, Miguel Pereira, que ficou com um saldo total de 445 empregos formais gerados. Os dados foram divulgados pela plataforma Retratos Regionais, do sistema FIRJAN, no final do ano passado.

Os resultados mais expressivos vieram do setor de comércio, responsável por cerca de 1.600 postos de empregos gerados em 2022. O município sente a influência dos incentivos empreendidos nas áreas de desenvolvimento econômico e capacitação profissional.

Programas como o “Emprega Paraíba do Sul”, uma plataforma digital de divulgação de vagas na cidade, e os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente para a população facilitaram o rápido fortalecimento econômico do município.

“Ficamos felizes com os dados do ano passado e trabalhamos para que Paraíba do Sul permaneça em primeiro lugar em 2023 também. Essa vitória foi resultado de muito trabalho e empenho de todas as nossas equipes em prol de um objetivo só: recuperar economicamente a nossa querida Paraíba do Sul. Agradecemos também à todos que acreditam em nosso governo e estão investindo na nossa cidade, ampliando seus comércios, abrindo novos e empreendendo com a confiança de que Paraíba do Sul está no caminho certo”, disse a prefeita do município, Dayse Onofre.

 

EMPREGA PARAÍBA DO SUL

Uma plataforma importante para as empresas divulgarem as vagas de empregos disponíveis, o programa “Emprega Paraíba do Sul” é uma ferramenta que auxilia na recuperação econômica do município. A iniciativa auxilia tanto os empregadores para a contratação de mão de obra como o próprio trabalhador que está na busca de novas oportunidades.

“Seguimos trabalhando para gerar um ambiente seguro para investimentos dos empresários e favorável para os trabalhadores sul-paraibanos. Essa retomada dos empregos em Paraíba do Sul é um dos pontos focais da administração Dayse Onofre, por isso ficamos felizes com esse resultado”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Cassimiro Araújo.

 

ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Através de parcerias profícuas entre instituições como a CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Firjan SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Prefeitura ofertou, durante os dois anos da atual gestão municipal, diversos cursos profissionalizantes e de preparação para o mercado de trabalho.

“Nosso objetivo é trazer cada vez mais oportunidades de capacitação e crescimento para a população. Tudo gratuito e de alta qualidade curricular. Já firmamos parcerias para 2023 e em breve novas vagas serão disponibilizadas”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Elaine Aguiar.

Ao todo, 150 jovens e adultos já se formaram em cursos como Elétrica, Logística e Assistente Administrativo, por exemplo. Mais 20 vagas no setor tecnológico foram preenchidas em outubro de 2022.

A prefeita Dayse Onofre contou que “todos os cursos foram escolhidos de acordo com a demanda das empresas. A capacitação possibilitará aos jovens uma melhor inserção no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente em relação ao nível profissional dos candidatos”.

TRABALHO FORMAL

O que é trabalho formal? O trabalho formal é uma atividade profissional registrada e formalizada na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), na qual os empregados possuem direitos definidos, como vale alimentação e transporte, férias remuneradas e 13º salário, por exemplo.