São Pedro da Aldeia recebe a 7ª edição da Feira Cultural Itinerante
A Praça Luis Pereira dos Santos, em São Pedro da Aldeia, será o palco de uma programação especial nesta sexta-feira (2) com a chegada da 7ª edição da Feira Cultural Itinerante. O evento oferecerá atrações gratuitas para a população local das 14h às 22h. A programação contará com uma diversidade de atividades, incluindo feira de artesanato, música ao vivo, apresentações de dança, capoeira e animação cultural para as crianças.
Durante o evento, os visitantes poderão conferir e adquirir dezenas de trabalhos artesanais expostos no local, produzidos por talentosos artesãos locais. Além disso, haverá apresentações da Orquestra Sons da Aldeia e do Ballet Municipal, sob a condução dos coordenadores Jorge Rafael Goes e Ramirez Menezes, respectivamente. A programação musical também contará com a participação do grupo Ibs7, que trará sucessos do pagode nacional, e da banda Carla Paz & Trio Bossa Jazz, com um repertório de bossa nova, samba-jazz e MPB.
Um dos destaques do evento será a apresentação solo da bailarina Cristtal Britto, que trará uma adaptação de um dos temas do famoso ballet clássico “O Quebra-Nozes”. Além disso, a animação infantil estará garantida com Nina Jonshon no cosplay da personagem Emília, a conhecida boneca do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, criada por Monteiro Lobato, proporcionando muitas brincadeiras e pintura facial para as crianças.
Valorizando as manifestações da cultura popular brasileira, o evento também contará com apresentações e roda de capoeira conduzidas pelos integrantes do coletivo cultural Vadeia Aldeia. Desde 2021, o coletivo promove um trabalho voltado para a preservação da cultura popular preta na cidade por meio de pesquisas e encontros de intercâmbio cultural.
O grupo foi um dos contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, lançado no início do ano pela Secretaria Municipal de Cultura. Com exceção do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia, todas as atrações artísticas do evento foram viabilizadas por esse Edital, que abriu inscrições para seleção e contratação de artistas locais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, para apresentações nos eventos e projetos promovidos pela pasta.