Teresópolis Inova com primeira escola com curso técnico em informática

Teresópolis celebra um marco na educação com o lançamento do “Itinerário Técnico em Informática”, o primeiro Curso Técnico em Informática oferecido por uma escola pública do estado, integrado ao novo Ensino Médio. O projeto foi concebido no Colégio Estadual Lions Club, localizado no bairro Meudon, e recebeu o aval da Seeduc-RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro). A primeira turma deste programa inovador terá início no primeiro semestre de 2024 na referida instituição de ensino.

O lançamento oficial do projeto ocorreu em um evento especial no Colégio Lions e contou com a presença da Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Pedro Brazão, do subsecretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Gustavo Simas, do vereador Teco Despachante e de membros da comunidade escolar.

A Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, expressou seu apoio ao projeto e destacou a importância de ouvir as aspirações da comunidade escolar. Ela enfatizou que o sucesso dos alunos é o objetivo primordial e que a educação deve ser uma ferramenta para alcançar esse sucesso.

Gustavo Simas, subsecretário de Ciência e Tecnologia, salientou a relevância desse projeto para os jovens de Teresópolis e da cidade como um todo. Ele enfatizou que a inclusão do curso técnico em informática e das propriedades de mídias sociais no Colégio Estadual Lions é um marco na educação da região e proporcionará oportunidades significativas para os jovens e suas famílias.

Este avanço na educação de Teresópolis é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Alerj e a Secretaria Estadual de Educação, liderada pela Professora Roberta Barreto, que está comprometida em proporcionar uma educação de qualidade para os alunos do município.

O Colégio Estadual Lions Club se tornará um centro de ensino pioneiro, abrigando cursos técnicos em informática e propriedades de mídias sociais a partir de 2024. Isso representa uma oportunidade significativa para os jovens de Teresópolis e suas famílias, especialmente para aqueles que residem no bairro Meudon e arredores.

O evento também contou com a presença de diretores regionais da Seeduc-RJ e outros representantes do governo, bem como da direção do Colégio Lions, representantes do Lions Club Social e do presidente da Alterdata, Ladmir Carvalho, que representou os empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI) do município.

O diretor do Colégio Lions, Ana Maria Miranda, ressaltou a importância dessa conquista para os alunos e a cidade, que está se destacando no setor de TI com a presença de grandes empresas e promissoras oportunidades de emprego nesse mercado em expansão.