Serratec fará em novembro o Tech Summit Petrópolis, no Palácio Quitandinha
Evento que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, no Palácio Quitandinha, é gratuito e reunirá interessados e profissionais de tecnologia para encontro que entregará conteúdo técnico e experiência
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana e Prefeitura de Petrópolis anunciam mais uma edição do Tech Summit Petrópolis, que acontecerá no Palácio Quitandinha nos dias 17 e 18 de novembro.
O evento é destinado a empresários, especialistas, gestores e desenvolvedores, tem como objetivo discutir a tecnologia e os desafios do setor no que diz respeito ao futuro das empresas, da empregabilidade e do desenvolvimento tecnológico e já é considerado um dos principais da Região Serrana e do estado do Rio de Janeiro.
O tema deste ano será Tecnologia, Inovação & Transformação envolvendo palestras, debates, workshops e diversão. Entre os palestrantes estão expoentes de destaque nos setores empresarial, público e de PD&I do Brasil.
No primeiro dia, os participantes convidados poderão assistir a palestras e debates relacionados às tendências e experiências atuais do setor, com limitação para 200 pessoas no presencial – porém toda programação será transmitida online, pelo canal do Serratec no Youtube (@serratecoficial) para aqueles que desejarem acompanhar.
O segundo dia, exclusivamente presencial, é aberto e será direcionado a profissionais de TI e à Comunidade SerratecDev, constituída por mais de 600 desenvolvedores que concluíram o programa continuado de qualificação profissional Residência em TIC do Serratec, desde 2019. Na programação estarão palestrantes com experiências de mercado para compartilhar conhecimento, soluções e fazer networking. E para encerrar, está programado um show de rock.
No primeiro dia, o evento contará com a presença do Ministro da Ciência e da Tecnologia, Paulo Alvim; do Diretor Regional do Senac, Sergio Ribeiro; do Presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves; da CEO Ions & Haking Rio e Embaixadora Global Women in Tech, Lindália Junqueira; do Coordenador de Projetos em Smart Campus e Cities do INATEL, Leonardo Maia; do Secretário Municipal de Ciências e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí-MG, Publio Teles; do Vice presidente Executivo da Embraer, Luiz Marinho; do CIO e CAO da Rede D’Or São Luiz, Fabio Andrade, e do Diretor Executivo de TI do BTG Pactual, Diego Borsato.
Na programação do segundo dia, dentre os temas técnicos estarão DevOps, inteligência artificial, programação em typescript, kafka, nuvem, lowcode, aplicações com escalabilidade, data lake, além de conteúdos motivacionais e experiências bem sucedidas para o mercado de tecnologia.
Petrópolis, Teresópolis e região vêm se firmando ao longo dos anos com vocação tecnológica. O setor movimenta negócios que geram renda, entregam soluções e valor e atendem mais de clientes em 30 países.
São mais de 400 empresas, que geram mais de 5 mil empregos e faturam mais de 1,1 bilhão de reais/ano. O potencial da cadeia produtiva e do ecossistema de inovação é impulsionada pelo Serratec e envolve, além das empresas de base tecnológica, também universidades, centros de pesquisa, poder público, agências de fomento e a comunidade de profissionais de tecnologia que vem sendo qualificados pela Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação do Serratec, em parceria com Senai e Sinditec, e formados pelas universidades da região. A programação completa do Tech Summit Petrópolis 2022 pode ser acessada em www.techsummit.com.br e as inscrições gratuitas devem ser feitas através do link https://bit.ly/
Sobre o Serratec
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público.
Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis.
Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, inovação aberta e apoio e geração de novos negócios para empresas. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 200 empresas, fatura mais de 800 milhões de reais e gera cerca de quatro mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.