Armadilhas e pássaros são apreendidos em Campos após denúncia ao Linha Verde

Denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre caça ilegal de animais, levou policiais nesta segunda-feira ao município de Campos dos Goytacazes, onde cinco pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados e armadilhas utilizadas para caça apreendidos.

Munidos com as informações do Linha Verde, os agentes procederam ao distrito Rio Preto, onde na fazenda denunciada realizaram a fiscalização.  A cônjuge do acusado autorizou a entrada dos policiais, onde os mesmos identificaram três coleiros da espécie “papa capim”, um coleiro “do brejo” e um tizil, todos dentro de gaiolas penduradas pela casa. Ainda durante as diligências, os agentes encontraram um alçapão que estava na varanda e duas redes para captura de tatus, em um caixa d´água próxima a um curral.

A moradora foi questionada sobre as licenças necessárias e informou não possuir, portanto, com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à 134ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que as aves foram recolhidas e encaminhadas ao Parque Estadual do Desengano, onde serão devolvidas ao seu habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

 

Foto: divulgação