Catharina Massad é homenageada no Angra Salva sua Memória 

Professora reencontrou ex-alunos e disse que se sentiu de volta à própria infância com a homenagem

Na tarde da última segunda-feira, foi realizada mais uma edição do projeto Angra Salva Sua Memória, que homenageia em vida cidadãos que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município. Desta vez a pessoa homenageada foi a professora Catharina Massad, de 92 anos, que deu aulas em diversas escolas de Angra dos Reis.

A cerimônia foi uma bela oportunidade para a professora rever antigos alunos que estavam presentes. Alguns deles hoje como representantes da Prefeitura de Angra, que promoveu a homenagem por meio de sua Secretaria de Cultura e Patrimônio.

 

– É um sentimento de muita satisfação e gratidão, aos 92 anos, ser homenageada pela comunidade. A minha vida passa pela minha cabeça neste momento. Voltei à minha infância – disse Catharina, ao lado de alguns ex-alunos da disciplina de língua portuguesa, dos quais ela demonstrou se lembrar bem.

 

Catharina Massad é filha do ator Theophilo Massad, que dá nome ao Teatro Municipal no qual ela foi homenageada segunda-feira, e uma das formandas da primeira turma de normalistas diplomadas no antigo Ginásio Angrense. Catharina recebeu o certificado de homenagem das mãos de outra professora, a historiadora Ana Maris de Figueiredo.

 

Estavam presentes o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara; a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Elizabeth Brito; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti; além de demais representantes da Prefeitura e da comunidade angrense, principalmente dos setores da cultura e educação. Ferreti é ex-aluno de Catharina e também prestou homenagens à professora.

 

– Você me ensinou algo que eu levo para a vida e para o trabalho: a gente deve cobrar as pessoas, fazer com que elas cumpram suas responsabilidades, ser firme, mas nunca deixar o carinho e o amor de lado – enalteceu o secretário municipal de Governo.

 

O projeto “Angra Salva Sua Memória” é de grande importância para divulgar, fomentar e resgatar a cultura de Angra dos Reis. Ele foi criado em 2006, interrompido em 2012 e recentemente retomado pela atual Secretaria de Cultura e Patrimônio. O objetivo é prestigiar e reforçar o reconhecimento público daqueles que se esforçaram e se esforçam pelo resgate cultural e pela história do município.