Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) inicia período de matrículas para conclusão do ensino fundamental e médio

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) está abrindo inscrições nesta segunda-feira (5) para estudantes que desejam concluir o ensino fundamental ou médio. O processo de matrícula ocorre em duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos realizam a pré-matrícula no site da Rede Ceja. Em seguida, na etapa seguinte, os alunos confirmam a efetivação da matrícula na unidade de interesse.

Após a efetivação da matrícula, os alunos podem começar os estudos, recebendo indicações das disciplinas e o material necessário. Para ingressar no ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos, enquanto para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Diferentemente das escolas tradicionais, onde há aulas regulares, os alunos estudam conforme sua disponibilidade por meio de uma plataforma online, com um enfoque no ensino semipresencial.

Os estudantes contam com o apoio de professores de diversas disciplinas, e o material didático é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. O estado do Rio de Janeiro possui 59 escolas na Rede Ceja, integrando a rede estadual de ensino e administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Promovendo a igualdade de oportunidades, a educação de jovens e adultos é motivo de muito orgulho, permitindo que, ao concluírem a formação e adquirirem conhecimentos e habilidades, as pessoas tenham mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.