Ensino Superior apresenta pesquisas e ações criativas na Fiocruz, em Macaé

A Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS), será representada pelo Professor Doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto no V Seminário Discente do Programa de Mestrado em Educação Profissional em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O tema do seminário será “As Implicações da Pandemia na Saúde Mental – um olhar a partir da Saúde, do Trabalho e da Educação”.

O evento será nesta terça-feira, às 14h. Haverá uma mesa híbrida de debate, que terá como participantes Paulo de Tarso Peixoto (LEMASS); Bruno Chapadeiro (UFF); e Neli de Almeida (IFRJ). A transmissão será no canal do YouTube da EPSJV/Fiocruz. Este é um tema considerado fundamental para conhecer as estratégias criativas no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e suas relações com os campos da Saúde, Trabalho e a Educação.

Segundo Paulo-de-Tarso, serão apresentadas as contribuições no campo da pesquisa, ensino e extensão que trazem a criatividade, o rigor científico e o cuidado ampliado tanto para os educadores da rede municipal e privada, para os alunos de formação de professores da rede estadual, quanto alcançando as populações de vários municípios brasileiros, inclusive do exterior.

“O programa Vidas em Rede transformou-se numa referência de pesquisa, ensino e de extensão. Um dos resultados de pesquisa é o trabalho de pós-doutorado, realizado numa parceria Interinstitucional com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ, intitulado ‘Psicopatologia Estética’, trabalho estimulado pela com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior. Este trabalho foi apresentado em conferências na França, em congressos e conferências nacionais como uma epistemologia de compreensão dos
contatos, dos afetos e da construção de territórios de vida no trabalho, no cotidiano de vida das populações, educadores, de profissionais de saúde, dentre outros durante o período de pandemia”, explicou o professor.

Conforme a Secretária de Ensino Superior, Flaviá Picon, a Secretaria criou estratégias de Educação Permanente e de Cuidado Ampliado para os educadores da rede municipal e privada. Esta estratégia se fundamenta na teoria e prática da Heterogênese, desenvolvida por Paulo-de-Tarso e sendo reconhecida por universidades e institutos nacionais e internacionais.

“Esta metodologia fundamentou o Programa Vidas em Rede como estratégia de Educação Permanente para educadores e, por sua vez, alcançando a população brasileira, inclusive do exterior”, detalhou.

Durante algum tempo, a UniLivre recebeu pessoas que ingressaram pela plataforma Zoom de seus ambientes de trabalho. Muitos profissionais de saúde dedicavam um tempo para o cuidado de si, vestidos em seus trajes de proteção, participavam de forma ativa, podendo cuidar de si para levar este cuidado de forma ampliada às pessoas acometidas pela Covid.

“Esta é uma originalidade enquanto pesquisa, ensino e extensão, pois a um só tempo, formamos, cuidamos, pesquisamos e chegamos em ambientes de trabalho e nas casas das pessoas, em seus territórios de vida. Esta pesquisa foi publicada em diversos artigos e agora, sairá o primeiro livro que será traduzido para a língua francesa e inglesa”, comentou Paulo-de-Tarso.

Estas invenções foram apresentadas no Congresso de Gestalt-terapia do Rio de Janeiro, sendo recebidas com interesse pela perspectiva e ampla proposta de ensino, pesquisa e extensão. “Perspectiva que se tece pelo olhar da complexidade, da articulação entre os campos da Saúde Mental (Gestalt-terapia e Musicoterapia), da Educação (pela perspectiva da complexidade de Edgar Morin e pelo viés ético-estético-político de Paulo Freire), bem como do trabalho, pois durante o tempo de pandemia foi necessário lidar com situações de reinvenções dos processos produtivos de trabalho e que foram acolhidas no Programa Vidas em Rede como um dos temas desenvolvidos”, finalizou Paulo.