Firjan SENAI abre 722 vagas gratuitas em Campos e Macaé para cursos profissionalizantes

Com o compromisso de proporcionar acesso à educação de qualidade, a Firjan SENAI Campos e Macaé disponibilizam 722 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Parte dessas vagas, totalizando 272, terá suas inscrições encerradas já nesta segunda-feira (6). As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação, que vão desde Logística até Automação, Eletroeletrônica e Metalmecânica.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Firjan SENAI e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As aulas terão início a partir de maio.

Os cursos acontecem em diferentes formatos, presencial e à distância. Em Campos, estão disponíveis 397 vagas em diversas áreas, como Assistente de Produção Industrial, Caldeireiro Montador, Operador de Produção Industrial, entre outros. Já em Macaé, são oferecidas 325 vagas, abrangendo cursos como Assistente de Produção Industrial, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Almoxarife, entre outros.

Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, destaca a importância da qualificação profissional para a empregabilidade de jovens e adultos, enfatizando o foco da instituição em ampliar as oportunidades de trabalho e renda dos alunos.

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de ter uma renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de autodeclaração. É necessário também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada online, seguindo a estratégia EAD.

Após o cadastro no site, o candidato terá um prazo de dois dias úteis para comparecer à unidade escolhida a fim de efetivar sua matrícula, apresentando todos os documentos exigidos, como identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.