Macaé atua com 1,5 mil homens no pós-chuva 

A Prefeitura de Macaé disponibiliza nesta quinta-feira e ao longo da semana 1,5 mil homens trabalhando em diversas frentes para minimizar os impactos das fortes chuvas ocorridas no dia 30 de novembro. As secretarias de Defesa Civil, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e outras pastas atuam em todo o município em operação tapa buraco, limpeza, retirada de lama, capina de matos com retroescavadeiras, caminhões fossa, caminhões pipa e outros maquinários.
– Estamos em alerta para trabalhar 24 horas se for preciso para enfrentar e amenizar os impactos das chuvas – afirmou o prefeito Welberth Rezende.  O secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, destacou que são necessários 30 dias para atuar em todas as vias atingidas pelas chuvas. “Atuamos incansavelmente na limpeza de bueiros e solicitamos a colaboração da população para não jogar lixo nas ruas porque prejudica o escoamento da água”, disse.
O secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, afirmou que é fundamental o comparecimento das famílias atingidas pelas chuvas nos pontos itinerantes. “Temos um mapeamento e também estamos fazendo um trabalho itinerante para a família fazer um registro de ocorrência na Defesa Civil e termos o laudo”, ressaltou, informando que a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone (22) 98813-8298. “Estamos atendendo as áreas mais atingidas e a assistindo os desabrigados”, ressaltou.
A Prefeitura de Macaé está criando também o Auxílio Especial para os atingidos pelas chuvas de forma crítica. A Secretaria de Serviços Públicos pode ser acionada nos números (22) 27727400 (Secretaria); 27961235 (Cata-bagulho); 0800 2827050 (Disque Lixo); @servicospublicos_macae.
Gabinete de Gestão de Crise se reúne
Na quinta-feira (8), o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise – GMGC, instituído pelo decreto de Nº 265/2022, se reuniu novamente para ampliar as discussões e executar ações de enfrentamento aos danos das fortes chuvas.
O gabinete visa fazer a avaliação e enfrentamento das consequências das chuvas intensas na cidade tendo por objetivo o seu gerenciamento e elaboração de relatórios dos danos e prejuízos, a fim de concentrar a tomada de decisões da Administração Pública Municipal nos desdobramentos que forem necessários ao caso. Representantes de diversas secretarias participaram do encontro, realizado na secretaria de Saúde.
Foto: Moisés Bruno