Macaé segue com ações para minimizar impactos das chuvas

A Prefeitura de Macaé, por meio dos órgãos envolvidos na força-tarefa, prossegue com as ações para minimizar os impactos das chuvas que atingem a cidade desde o último sábado. Os pontos mais críticos são Novo Botafogo, Novo Mundo, Aroeira, Linha Azul, Aterrado do Imburo e Aroeira.

A última atualização, às 17h, da Secretaria Adjunta de Defesa Civil registra 139 ocorrências, 86 desalojados e 55 desabrigados. Segundo o boletim, as Linhas Azul e Verde continuam bloqueadas em ambos os lados.

O bairro Aroeira também está com bloqueio, lado da Gastão Henrique Schuler. Os bloqueios de carretas permanecem em Cabiúnas e Pedreira. Já o trânsito no Centro, área Sul (Cavaleiros) e RJ-106 segue tranquilo.

O trânsito nas pontes do Assentamento Maria Amália, próximo ao Trevo dos 40, está interrompido para veículos pesados. O tráfego no local permanece apenas para veículos leves. A produção dos agricultores deverá ser escoada por meio de baldeação.

O município continua em alerta para chuvas intensas de 30mm/ hora ou 50 mm/dia e rajadas de ventos até 60 km/h nesta sexta-feira.

O governo municipal está com abrigo para as famílias desabrigadas no Hotel de Deus. Já as pessoas em situação de rua estão sendo direcionadas para Primeira Igreja Batista de Macaé. A entrada neste espaço é das 18h às 20h, com saída às 7h.

A força-tarefa da prefeitura está atuando em diferentes frentes tendo como objetivo a segurança da população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 durante 24 horas.

A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também está de prontidão. Em caso de necessidade, fale com: (22) 27727400 (Secretaria); 27961235 (Cata-bagulho); 0800 2827050 (Disque Lixo); @servicospublicos_macae.

Serra

A Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria Adjunta de Interior mantém várias frentes de atuação na região serrana. Por conta das fortes chuvas dos últimos dias, foram registradas quedas de barreira e árvores, interditando algumas vias. Em Córrego do Ouro, a ponte que fica próxima ao colégio Cemeaes, que dá acesso ao cemitério, está com o trânsito livre apenas para pedestres.

Aproximadamente 20 homens, além de equipamentos entre patrol, retroescavadeiras e caminhões estão trabalhando na desobstrução das vias. Na localidade de Andorinha, na Cabeceira do Sana, caiu uma barreira e as equipes estão atuando para liberar a estrada.

 

Os motoristas devem ter atenção redobrada na rodovia RJ 162, entre Frade e Glicério, no trecho da Usina Velha. A pista cedeu no sentido Frade e o local foi interditado e sinalizado com cones. O tráfego continua em meia pista. O caso já foi comunicado ao DER, órgão responsável pela manutenção da via.

 

Foto: Ana Chaffin