Macaé tem excelente avaliação preliminar de gestão feita pelo governo federal

Macaé comprovou a adoção de boas práticas administrativas ao conquistar uma destacada posição preliminar no Instrumento de Maturidade de Gestão, ferramenta utilizada pelo Governo Federal para avaliar os municípios brasileiros. A pontuação provisória foi de 97,09 (de um total de 100), considerada excelente, e que colocou Macaé na categoria Bronze 4, a maior de todas.

Para chegar ao resultado, o trabalho foi intenso. Primeiro, a prefeitura assinou o termo de adesão ao processo, no dia 25 de julho. Foi instituído um Comitê de Governança e Gestão, formado por representantes da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, da Secretaria Adjunta de Governo, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e do Escritório de Gestão de Indicadores e Metas (Egim).

Os membros são os seguintes: Simone Sales Caldeira Rodrigues (presidente do Comitê), Mahisa Freire Gaspio Santos, Caroline Araújo de Andrade Sousa Diogo, Amanda Maia Malfacini Machado, Jane Estanislau Roriz, Márcio de Araújo Bittencourt e Carla Maria Tavares Sancho.

A principal tarefa do grupo foi reunir e tabular informações fornecidas por todos os órgãos que compõem a estrutura da administração pública municipal para o preenchimento do Relatório Preliminar de Melhoria da Gestão.
Foram avaliados os seguintes critérios: Governança, Estratégias e Planos, Público Alvo, Sustentabilidade, Capital Intelectual, Orientação por Processos e Geração de Valor Público.

Próximos passos – Agora a fase é de validação externa, feita por um avaliador da Secretaria Executiva da Rede + Brasil do Governo Federal. Ele vai analisar as respostas e a documentação de forma online. E, além disso, apontar as indicações de melhorias que precisam ocorrer. O certificado com a pontuação final será emitido e encaminhado ao município.

“Esse certificado é extremamente importante. O município que não receber pode até ter, no futuro, dificuldades para o recebimento de recursos da União”, disse a presidente do Comitê Municipal de Governança e Gestão, Simone Sales Caldeira Rodrigues, que também é diretora executiva de Relações Institucionais da Prefeitura de Macaé.