Maricá se reúne com selecionados que vão dar apoio na fiscalização no carnaval

Classificados vão atuar na supervisão e orientação ao folião quanto às práticas de ordenamento urbano

Maricá se reuniu na quinta-feira com 210 pessoas selecionadas que vão dar apoio e auxiliar na fiscalização durante todo o Carnaval no 3º Distrito (Inoã) e 4º Distrito (Itaipuaçu) pela Coordenadoria de Posturas, vinculada à Secretaria de Transportes.

Os classificados, residentes de Maricá, passaram por qualificação para supervisionar e orientar o cidadão que estiver com garrafas de vidros, objetos cortantes expostos, churrasqueiras, caixa de som, entre outros itens que constam nos decretos municipais 469 e 470 para o ordenamento urbano.

“A importância é extremamente preventiva, pois temos a função de Postura e cuidamos do solo público e do munícipe. Iremos auxiliar na orientação e na fiscalização para manter a segurança de quem vem para curtir o Carnaval e a melhor organização do evento”, disse o operacional da Coordenadoria de Posturas do 3º e 4º distritos, Joel Frank.

Natália Lopes, moradora de Inoã, aprovou a iniciativa. “É muito bom e importante termos a fiscalização do apoio da Postura nesses grandes eventos. Eu já trabalhei muitas vezes aqui na cidade dando apoio e fiscalizando a entrada. Com certeza é um grande aprendizado para mim, visto que pretendo trabalhar e atuar na área de segurança”, comentou a selecionada.

Ações educativas e de fiscalização

As Coordenadorias de Posturas do 1º, 2º, 3º e 4º distritos vão atuar com fiscais em todos os pontos do Maricarnaval 2023, realizando diversas ações para orientar e coibir a comercialização de garrafas de vidro na rua, que é proibida, com a troca de recipientes (copos e garrafas) de vidro por plástico. Com base a lei nº 531 de 24/12/1985 do Código de

Posturas e os decretos municipais nº 469 e 470 de 17/02/2020 ficam expressamente proibidos em praias, rios e canais: jogar lixo fora da lixeira; acampar; fazer churrasco ao ar livre; ambulantes sem licença; a circulação de quadriciclos e motos na areia; o uso de som alto provenientes de carros particulares e/ou rádios de uso individual; desrespeitar a área liberada para banho; manter-se longe das crianças; soltar pipa e a presença de animais. Placas informativas referentes às proibições estão sendo afixadas em vários pontos da cidade para alertar os foliões.

 

Foto: Divulgação