Oficina de artesanato no CRAS Parque Mambucaba, em Angra dos Reis

 

Projeto tem o objetivo de promover a interação entre as participantes por meio do artesanato

 

Durante três dias da semana, artesãs do Parque Mambucaba se reúnem na sede do CRAS do bairro para participarem de um projeto que leva o artesanato para a vida das moradoras da localidade. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é parte de um serviço de proteção básica, por meio dele as participantes têm a oportunidade de se conhecerem, aproximarem e se aprofundarem ainda mais na arte do artesanato.

De acordo com a professora do projeto, Teresa Cristina, o objetivo é gerar a convivência entre as participantes, como uma espécie de terapia para aproximar as mulheres que participam desse importante projeto.

– O trabalho ajuda as alunas a se soltarem mais e interagirem umas com as outras, sendo que algumas até já montam suas próprias feirinhas de venda. Desta forma, consigo ver a evolução individual de cada uma – comentou a professora.

Em épocas especiais e festivas, como o Natal, as artesãs produzem diversas peças relacionadas ao tema celebrado. Como estamos em dezembro, as peças artesanais estão sendo feita com inspiração em árvores natalinas e no Papai Noel.

O impacto positivo do programa na vida das artesãs pode ser visto no rosto delas durante a produção das peças artísticas. Como é o caso de Michelle Correa que destaca, de forma alegre e emocionante, a importância da professora e de todo o projeto em sua vida.

– Não tenho palavras para descrever a minha professora. Ela é tudo para mim, com ela tive a oportunidade de ser uma pessoa melhor. O artesanato vem me ajudando muito com a produção e venda das peças que eu produzo – comentou a aluna do projeto.

Para participar, a interessada deve contatar o CRAS do Parque Mambucaba para o agendamento de um atendimento social.

– O usuário deve procurar o CRAS para o agendamento social. Após o atendimento, ele é encaminhado para o orientador social e será feita uma ficha de inscrição e avaliação. Completando todas as etapas, o usuário estará apto para se juntar ao grupo de artesanato– destacou Mariana Bullé, coordenadora do CRAS Parque Mambucaba.