Parque Aeroporto recebe ação de combate à leptospirose

Visando o combate à proliferação da leptospirose, nesta quinta-feira, os agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância de Saúde (CEVAS) realizaram uma ação de controle de roedores no Parque Aeroporto. O trabalho consistiu na aplicação de raticida no canteiro da Av. Presidente Tancredo Neves, onde foram identificadas colônias e trilhas por onde os animais caminham.

Os agentes reforçaram a importância da colaboração da população, uma vez que se aproxima o período de chuvas. “Nós estamos aplicando o raticida, mas, para que o nosso trabalho tenha maior eficiência, é importante que a população colabore com o descarte correto dos alimentos”, disse Marcelino Rocha, coordenador do CEVAS.

Durante a semana, os agentes estarão atuando na Comunidade da Linha, Centro, Imbetiba (31 deste mês  e 01/11), no Parque Aeroporto (01/11), Aroeira (03/11) e Lagomar (04/11).

A leptospirose é uma doença infecciosa que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, sua contaminação ocorre a partir da pele com lesões e pelo contato por longos períodos em água contaminada. Seus principais sintomas iniciais são: febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas panturrilhas, falta de apetite e náuseas/vômitos.

Foto: João Barreto