PLIM 2022: 5ª edição do evento leva leitura, apresentações culturais e música para crianças e adultos de Mangaratiba

Resistir, Ressignificar e Reencantar’. Foi com este lema que a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) da Prefeitura de Mangaratiba promoveu a 5ª edição da Pesca Literária de Mangaratiba (PLIM). Entre os dias 18 e 19 deste mês, o centro da cidade foi palco do evento  dedicado ao incentivo à leitura e valorização da identidade cultural do município.

Neste ano, que marcou o retorno da PLIM para o formato presencial, Mangaratiba foi transformada numa cidade leitora. Alunos, professores, diretores da rede municipal de ensino e moradores participaram de rodas de conversas, palestras, shows musicais, apresentações culturais e contação de histórias. O evento, totalmente gratuito, teve ainda exposições de livros e de trabalhos realizados pelos alunos nas unidades escolares.

Leitura e interação no primeiro dia do evento:

O primeiro dia de PLIM contou com a participação da professora, escritora e contadora de histórias, Sônia Rosa. Com quase 60 obras publicadas, a autora da literatura negro afetiva, promoveu atividades especiais para os alunos e os professores das salas de leitura. Em seguida, foi a vez da autora Anna Cláudia Ramos, conversar com os estudantes sobre os processos de criação de livros e incentivar a prática da escrita.

Já a noite, o público assistiu a apresentações do grupo Associação de Capoeira Voo da Iúna, da historiadora e escritora Mirian Bondim (com participação especial do Professor Cary Cavalcanti), e pode participar do cortejo do Gigantes de Mangaratiba. Fecharam o primeiro dia da PLIM, os shows dos cantores Gabriel Américo e Léo de Castro.

Bia Bedran animou o segundo dia da Pesca Literária:

Para iniciar o segundo dia de programações, o autor Otávio Júnior, contou sua experiência como escritor, negro e periférico, e a conquista do Prêmio Jabuti 2020 com o livro ‘Da Minha Janela’. Em seguida, a psicóloga e professora, Carina Alves, apresentou para os professores o projeto ‘Literatura Acessível’. Após, foi a vez da escritora Eliza Morenno, encantar a todos com um show de contação de histórias e interatividade, e do grupo Filhos da Marambaia demonstrar um pouco da cultura quilombola, através do jongo.

Já na parte da tarde, aconteceu a apresentação mais aguardada e aclamada da PLIM 2022. A compositora, cantora, violonista, atriz, escritora e educadora musical, Bia Bedran, subiu ao palco com o show “Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais”. Bia reuniu dezenas de pais e crianças que se divertiram numa apresentação interativa, lúdica, cheia de sons diferenciados e sucessos voltados ao público infantil.

E para encerrar as atrações da PLIM 2022, o Grupo de Capoeira Cordão de Contas exibiu um pouco de arte marcial, música e dança. O cantor Daniel Soares fechou a programação com seu show de MPB e diversas músicas em homenagem a Mangaratiba.

A Pesca Literária contou com o apoio das Secretarias de Segurança e Trânsito, Ciência e Tecnologia, Eventos e Comunicação.

Fotos: Rafael Castilho