Prefeitura de Barra Mansa continua vacinação contra a gripe, com foco nos grupos prioritários

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está prosseguindo com a campanha de vacinação contra a gripe, causada pelo vírus influenza. Segundo informações fornecidas pela pasta, aproximadamente 6 mil pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas nesta primeira etapa da campanha.

A vacinação contra a gripe protege contra três tipos diferentes de vírus: um tipo B e dois vírus influenza tipo A (subtipos H1N1 e H3N2). Atualmente, as doses estão sendo destinadas aos seguintes grupos:

– Crianças de 06 meses a 06 anos;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Gestantes e puérperas;
– Indígenas que vivem fora e em terras indígenas;
– Profissionais da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;
– Adolescentes menores de 18 anos em medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Forças Armadas e forças de segurança e salvamento;
– População em situação de rua;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores portuários;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Juliana Russi, coordenadora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Barra Mansa, ressaltou a importância da vacinação e destacou a preparação do município para atender à demanda. “Temos alguns postos funcionando em horário estendido, até as 19h. É fundamental que as pessoas se imunizem para evitar complicações. Entre os sintomas da gripe estão febre e dor no corpo”, informou.

Para receber a vacina, é necessário apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, comprovante de atuação profissional (se aplicável), documento de identidade e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).