Projeto Novos Mestres inicia curso gratuito de carpintaria naval em Saquarema

No sábado (13), Saquarema dará início à segunda turma do curso de Carpintaria Naval, parte do Projeto Novos Mestres, na Associação de Pescadores de Jaconé, Rua 108, s/n. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, até junho. O curso é gratuito e, ao final, os alunos receberão certificado do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Gerido pelo Instituto Onda Azul, com apoio do Projeto Educação Ambiental do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), o Curso de Carpintaria Naval visa fortalecer comunidades pesqueiras locais e qualificar pescadores na construção de embarcações artesanais.

O coordenador técnico do Projeto Novos Mestres, André Cavalcanti, expressou sua satisfação com os resultados da turma anterior e está confiante com a continuidade das aulas em Saquarema. “Fico enormemente feliz com a abertura da segunda turma de carpintaria em Jaconé, em Saquarema. O Projeto Novos Mestres, além de auxiliar na complementação da formação com cursos de extensão, também provoca uma certa esperança nas pessoas. A relação com a lagoa, a vida salina e a pesca artesanal possuem uma magia que não dá para explicar”, afirmou.

Cristiano Batista, mestre local, destacou o sucesso da primeira turma e a importância do Projeto Novos Mestres na Região dos Lagos. “A embarcação construída foi muito bem aceita e aprovada por todas as pessoas que viram a finalização deste trabalho. A minha expectativa para a segunda turma é de passar o meu conhecimento sobre embarcações artesanais, os conceitos da pescaria lagunar e formar novos mestres para que não morra essa tradição, a nossa cultura local de construir as nossas próprias embarcações. O Instituto Onda Azul, através do Projeto Novos Mestres, proporciona essa experiência e dá a oportunidade para que as pessoas aprendam e sejam capazes de serem profissionais”, ressaltou Batista.

A realização do Projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF/RJ).