Realização do Primeiro Censo Municipal para Pessoas com Deficiência impulsiona políticas públicas inclusivas em Macaé
Macaé deu um passo importante na promoção da inclusão e assistência às pessoas com deficiência ao concluir o primeiro Censo Municipal para a Pessoa com Deficiência. O relatório final, apresentado nesta terça-feira (23) pela equipe da Secretaria de Atenção Básica ao prefeito Welberth Rezende, revela informações essenciais sobre o perfil socioeconômico, demandas por assistência terapêutica e tratamentos, visando melhorar a qualidade de vida desse público.
Com base nos dados coletados entre outubro do ano passado e março deste ano, por meio de um formulário disponível no site oficial da prefeitura, a gestão municipal se compromete a implementar o Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência. Essa unidade será uma referência no atendimento, garantindo respeito, dignidade e acolhimento para todos os que buscam assistência na cidade.
“A criação do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência é uma das principais conquistas do nosso governo. É resultado do trabalho que realizamos para aprimorar a rede de Saúde e oferecer assistência de qualidade para toda a população. Agora, estamos focados em criar essa unidade de referência, que proporcionará respeito e dignidade a todos que necessitam dos nossos serviços”, destacou o prefeito Welberth.
Além de revelar dados socioeconômicos e detalhes sobre a situação das pessoas com deficiência, como residência, nível de escolaridade e acesso a benefícios sociais, o Censo possibilitou o fortalecimento dos programas existentes e a ampliação das políticas de atendimento. A Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, ressaltou a importância desse levantamento como a primeira etapa na construção de um programa de acolhimento e assistência mais abrangente.
O trabalho também promoveu a integração de programas desenvolvidos por outros setores do governo, criando uma abordagem intersetorial para atender às demandas das pessoas com deficiência. “Com base nesse levantamento, vamos desenvolver políticas públicas em conjunto com outros setores da prefeitura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em nossa cidade”, afirmou a Coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência, Liana do Amaral.
O Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, ressaltou que a atenção às pessoas com deficiência é uma prioridade governamental, fruto de um trabalho conjunto com a sociedade. “Essa ação demonstra nosso compromisso em identificar e implementar políticas públicas necessárias para garantir atenção, cuidado e decisões imediatas a todos que merecem nossa dedicação e carinho”, destacou Alexandre.