Rock The Mountain lota Itaipava no primeiro fim de semana e anuncia nova edição para novembro de 2023

Com programação intensa de shows, festival se consagra como um dos maiores do país
Evento repete o line-up no próximo fim de semana 

Foi no embalo de grandes artistas brasileiros, que o público do Rock The Mountain (RTM) vibrou no primeiro fim de semana do Festival. O evento reuniu 40 mil pessoas no Parque de Itaipava para curtir 64 horas de shows, com mais de 100 atrações. Entre elas Gilberto Gil, Lulu Santos, Gloria Groove, Fernanda Abreu, Jorge Ben, Paralamas e Ney Matogrosso. No domingo, foi anunciada a edição de 10 anos para novembro de 2023 e a pré-venda começou nesta segunda-feira com duas atrações de peso sendo divulgadas: Maria Bethânia e Marisa Monte.

A sétima edição do RTM aconteceu a partir das 11h de sábado e domingo. E o que não faltou foi música. Ao todo, foram sete palcos em que as bandas se apresentaram. E teve repertório para todos os gostos: do MPB ao samba, pop e música eletrônica. Bandas de Petrópolis também deram show no Palco Coreto. O mesmo line-up se repete ainda nos dias 12 e 13 de novembro, prometendo atrair mais 40 mil pessoas no próximo fim de semana, que é de feriado prolongado.

“A energia de tanta gente boa junto é inexplicável e transforma o parque em uma atmosfera única. Foi o maior Rock The Mountain em quantidade de pessoas e número de atrações. Estamos muito empolgados com toda energia que o festival envolve, oferecendo uma experiência ímpar para um público diverso e que veio de vários estados do Brasil dividir esse momento histórico do evento”, disse o organizador Ricardo Brautigam.

E o público do RTM só vem crescendo a cada edição. O festival começou em 2013, atraindo 2 mil pessoas. No ano seguinte, foram 3 mil. Em 2015, aumentou para 5 mil. A quarta edição foi em 2018 e registrou público de 7 mil pessoas. Em 2019, já foi mais que o dobro:16 mil. Após dois anos sem acontecer devido à pandemia, o RTM voltou em abril de 2022 atraindo 60 mil pessoas e movimentando R$ 48 milhões na economia de Itaipava. E o número cresceu ainda mais nesta edição de novembro, com a expectativa de que, somados os dois fins de semana, chegue a 80 mil pessoas.

“É um número emblemático, que mostra que todo empenho e dedicação na produção desse evento vem sendo reconhecido por esse público que curtiu o festival em abril e voltou em novembro. Além de ter atraído novas pessoas para curtir o line-up especial que montamos com o melhor da música brasileira. Ficamos felizes em poder gerar notícia positiva para Petrópolis, voltando a projetar a cidade como destino turístico, movimentando a economia, lotando hotéis e gerando renda”, destaca Ricardo.

Edição 2023
O evento vai rolar nos dias 4 e 5 e 11 e 12. Quem já quiser garantir a participação no festival no primeiro fim de semana pode acessar este link. Para curtir o segundo fim de semana de novembro, o link é este. O festival já divulgou duas atrações: Maria Bethânia e Marisa Monte.

“Estamos felizes em anunciar essas duas lendas vivas da música brasileira e ansiosos para divulgar os próximos artistas que ainda estão por vir”, diz Ricardo.

Sustentabilidade e acessibilidade

O RTM tem uma série de medidas que vão de encontro à sustentabilidade, contemplando desde a compra de crédito de carbono para compensar os impactos do efeito estufa ao plantio de árvores e gestão dos resíduos.

Na última edição, em abril, o evento conquistou certificados por neutralizar a emissão dos gases do efeito estufa e de Rumo ao Lixo Zero por ter conseguido desviar, na última edição, 74% dos resíduos de aterros.

A única fonte de energia utilizada no evento é o Biodiesel, que emite 90% menos gases do efeito estufa, comparado ao Diesel convencional, e aumenta a qualidade do ar na área do Festival. O festival não usa plástico e a Praça de Alimentação é vegetariana.
O evento também investe em acessibilidade para garantir a inclusão: de tradução em libras de shows e cardápio com audiodescrição a espaços exclusivos para pessoas com deficiência e banheiros acessíveis.
Foto: divulgação