Rodada de conversas na Fitur 2023 inicia diálogo para colocar Maricá no roteiro internacional da Embratur

Representantes da cidade se reuniram com a coordenação de Relações Institucionais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e deram início às tratativas

A internacionalização do turismo de Maricá vai passar a contar com a ajuda da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo do Brasil.

A equipe que representa a cidade na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madrid, na Espanha, se reuniu com o coordenador de Relações Institucionais da empresa, Renan Pretto, na quinta-feira.

Com a parceria, a Embratur poderá passar a indicar Maricá nos roteiros que divulga mundo afora. A proposta para inclusão da cidade será formalizada à Embratur em breve, após o aprofundamento das tratativas com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais de Maricá.

Segundo Renan Pretto, que escutou falar sobre Maricá e pode ver suas belas paisagens pela primeira vez, o atrativo da cidade vai muito além da beleza.

“Além das paisagens encantadoras, o conjunto robusto de políticas públicas de Maricá, como a moeda social Mumbuca, que atende 42 mil pessoas, a gratuidade do transporte público por ônibus e bicicletas, e até a disponibilização de protetor solar em locais públicos, encanta os olhos de muitos turistas. O turista alemão, por exemplo, gosta muito de conhecer cidades que se organizam socialmente de forma diferenciada, e Maricá, nesse sentido, me parece única em nosso país”, disse ele.

A subsecretária de Comunicação e uma das representantes de Maricá em Madrid, Poliana Oliveira, comenta que as tratativas serão desdobradas com os responsáveis pelo tema em Maricá.

“Apenas começamos o diálogo com a Embratur nesse momento estratégico para Maricá. Os secretários Zé Alexandre e Robson Dutra têm trabalhado bastante para tornar Maricá um destino desejado por todos e esse novo – e muito importante parceiro – fortalecerá tudo que tem sido feito nos últimos anos, de forma muito acertada pela gestão do nosso município”, explicou.

Poliana disse ainda que o trabalho de promoção turística internacional de um destino não é feito de forma rápida, pode demorar de 3 a 4 anos para se consolidar e começar a render bons frutos. “Maricá está investindo muito em infraestrutura, inclusive com determinação do prefeito Fabiano Horta estamos construindo um hotel para receber o aumento da demanda turística – nacional e internacional. Sabemos que é um trabalho de longo prazo, mas estamos fazendo nosso dever de casa”, finalizou.

Sobre a Fitur

A cidade de Maricá estreou na Fitur a marca “Maricá, acolhedora por natureza” como identidade internacional. A feira acontece entre os dias 18 e 22, e a comitiva maricaense tem a missão de apresentar a cidade ao turismo mundial, atrair empreendimentos hoteleiros, além da elaboração de roteiros de turismo estrangeiro que passem a incluir a cidade, que já recebe cerca de 800 mil turistas nos meses de alta temporada (de novembro a março).

“A marca ‘Maricá acolhedora por natureza’ consegue expressar muito do que a nossa cidade representa no cenário brasileiro. Um lugar que acolhe seu povo, cuida de sua gente e gera oportunidades. Maricá acolhe o novo e também o tradicional, acolhe empreendimentos, a cultura, o social. E acolhe com belas paisagens naturais. É um belo conceito para definir o que nossa Maricá é”, explicou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, empresa responsável pela participação no evento.

Maricá fica em exposição em Madrid até o dia 22 de janeiro e a expectativa é de que nos cinco dias de evento, o estande receba mais de 100 mil visitantes, dos mais diversos países.

 

Foto: divulgação