Secretaria de Assistência Social presta atendimento 24h aos desabrigados após as fortes chuvas em Maricá

Ao todo, 42 pessoas são atendidas no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, com todo suporte da Prefeitura

Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém um plantão 24h para atender famílias abrigadas no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, por causa do temporal de terça-feira. Ao todo, 120 técnicos, entre assistentes sociais e psicólogos, oferecem suporte às 42 pessoas que utilizam as dependências da unidade escolar, polo central disponibilizado pelo município para desabrigados das chuvas.

O CEM Joana Benedicta recebe donativos da população e de servidores da Prefeitura, após o lançamento da campanha de arrecadação com produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos, água e colchonetes. De acordo com os números atualizados às 9h30 desta quinta-feira, 14 famílias (20 adultos, 15 crianças, cinco adolescentes e dois idosos) ainda ocupam as dependências da unidade.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, 25 famílias passaram pela triagem, onde receberam suporte social e retornaram para suas residências ou casas de parentes ou amigos. As famílias abrigadas estão inscritas no Cadastro Único, são acompanhadas pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e recebem os benefícios municipal (Moeda Social Mumbuca) e federal (Auxílio Brasil).

As famílias abrigadas no CEM Joana Benedicta residem nos bairros Retiro (1), Inoâ (2), Vale da Figueira (4), Parque da Cidade (2), Jacaroá (1), Ubatiba (3), Itapeba (1), Bairro da Amizade (1), Pedreiras (1), Boqueirão (2) e Saco das Flores (2).

Além da Assistência Social, equipes das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Habitação e Assentamentos Humanos, Proteção e Defesa Civil, de Saúde e de Educação atuam para prestar toda a ajuda necessária às vítimas do temporal.

 

Foto Evelen Gouvêa