Tocos de eucaliptos mortos serão removidos na Praça Getúlio Vagas, em Nova Friburgo

Nova Friburgo inicia na próxima segunda-feira, o serviço de retirada dos 34 tocos de eucaliptos mortos e o aterro do solo na Praça Getúlio Vargas. A ação é um dos compromissos firmados pelo TAC 02/2015, assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal para revitalização paisagística da praça, que é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na última sexta-feira, 10, a empresa Move Terra Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Terraplanagem Ltda., responsável pelo trabalho, fez a apresentação do projeto de execução aos membros do Grupo de Trabalho e de Acompanhamento do TAC, formado por representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, os representantes da empresa detalharam o projeto técnico com as etapas da ação, metodologia, cuidados necessários, equipamentos e equipe. A princípio, as intervenções serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, mas empresa e prefeitura estudam estender aos finais de semana, buscando reduzir impactos no trânsito. Todo o trabalho deve durar aproximadamente quatro semanas, a depender de fatores externos, como condições climáticas, por exemplo.

As intervenções começarão pelo lado ímpar da Praça Getúlio Vargas, que possui menos tubulações e redes. Para isso, por segurança na movimentação de maquinário, todo o trecho compreendido entre a Rua Dante Laginestra e Rua Ernesto Brasílio será fechado e a Rua Ernesto Brasílio terá mão invertida entre a Rua Prefeito José Eugênio Muller e Praça Getúlio Vargas.

O isolamento da área será feito pela Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, com a gerência do trânsito da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e suporte da Secretaria de Serviços Públicos e técnicos da Fundação D. João VI. A etapa seguinte compreenderá o trecho entre as ruas Ernesto Brasílio e Galeano das Neves e o sentido da Rua Ernesto Brasílio será normalizado. O ponto de taxi da praça será recuado.

Para proteção do mobiliário, nos dias 23 e 24 alguns itens como bancos, lixeiras e plantas serão retirados e recolocados após o término do serviço. Placas e banners com informações sobre o serviço e sobre a praça serão instalados visando a transparência e educação patrimonial.

Após a remoção dos tocos mortos o solo será preparado para receber novas mudas do eucalipto robusta, obedecendo a escolha feita por Glaziou no projeto original. As raízes e tocos removidos serão descartados em aterro licenciado. A empresa distribuidora de gás da cidade, Naturgy, disponibilizará equipe de emergência para atuar em caso de necessidade, assim como o Corpo de Bombeiros.