Veja como está a situação de cada equipe na reta final da Taça Macaranã

Série B1 ganha emoção a duas rodadas do fim

Roberto Márcio
Direto da redação

A Taça Maracanã, primeiro turno do Campeonato Estadual da Série B1, está a duas rodadas de seu fim. E a briga pelo título simbólico da equivalente terceira divisão do Rio ganha emoção a medida que quatro clubes disputam diretamente vencem seus jogos nas últimas rodadas. Até o momento, na corrida pelo cobiçado prêmio, o Ceac/Araruama segue na liderança seguido de perto pelo Serrano, Duque de Caxias e o Pérolas Negras.

Na próxima quarta-feira, às três da tarde no estádio do Trabalhador, em Resende, o Pérolas Negras realiza seu jogo extra contra o Campo Grande – duelo que deveria ter ocorrido na terceira rodada, mas o time resendense tinha compromisso pela Copa Rio. Após vencer o Paduano no fim de semana, a equipe poderá ultrapassar o Duque de Caxias e entrar na briga direta do título contra Ceac/Araruama e Serrano.

Após o acerto da tabela, a décima rodada da Série B1, marcada para o próximo sábado, será decisiva para aqueles que brigam pelo título da Taça Maracanã. O Ceac/Araruama, com 21 pontos, terá um jogo difícil contra o Pérolas Negras no estádio Lourival Gomes, em Bacaxá. Vale lembrar que o líder da competição já praticamente carimbou seu passaporte para a semifinal do Estadual.

Já o Serrano tem, teoricamente, um compromisso mais tranquilo neste dia. Afinal, além de jogar no estádio Atílio Marotti enfrentará o Campo Grande que está atualmente no Z-3. O triunfo será fundamental para manter o sonho do título da Taça Maracanã vivo e, ao mesmo tempo, torce por um tropeço do Ceac/Araruama em Bacaxá. Já o Duque de Caxias, terceiro colocado, recebe no estádio Marrentão, em Xerém o Serra Macaense.

Correndo por fora na disputa pelo G-4, encara o 7 de Abril no “Alzirão”, em Itaboraí. Os outros jogos da décima e penúltima rodada: Nova Cidade x Angra dos Reis (Joaquim A. Flores) e Paduano x Rio São Paulo (Moça Bonita). Apesar do título da Taça Maracanã tenha um simbolismo apenas, garante a vantagem de decidir o local da primeiora ou segunda partida da semifinal da B1.

Por outro lado, a briga para fugir do rebaixamento é intensa no campeonato. Campo Grande e Nova Cidade tentam a todo custo evitar a queda para a B2 em 2023, e para o Angra dos Reis, as chances de permanecer na B1 são pequenas, já que ocupa a lanterna e precisará de duas vitórias e uma combinação de resultados para escapar. O Serra Macaense e o Rio-SP estão na beirada do precipício e não podem perder pontos nesta reta final.
Veja como está a classificação dos 12 times que jogam a Série B1: 1) Ceac/Araruama – 21 pontos, 2) Serrano – 20, 3) Duque de Caxias – 17, 4) Pérolas Negras – 15, 5) São Gonçalo – 14, 6) Paduano e 7 de Abril – 12, 8) Serra Macaense e Rio-SP – 8, 10) Campo Grande e Nova Cidade – 6, 12) Angra dos Reis 4.