Volta Redonda volta a realizar cirurgias de catarata

Nesta fase estão previstas 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia

Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de  Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, mais uma etapa do programa  “Revi-VER” para cirurgias de catarata. De acordo com a secretaria,  estão previstas, nesta fase, 420 cirurgias e mais de 200 revisões  pós-cirurgia. Os atendimentos desta etapa vão até a próxima  sexta-feira. Desde que o programa foi criado, quase 10 mil  cirurgias foram realizadas.

Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de  catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os  atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de  biometria óptica,  utilizado para o cálculo preciso das lentes  intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os  procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento  pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para o senhor José Luiz dos Santos, 67 anos, morador do bairro Santa  Cruz, esta terça-feira foi um dia especial. “Hoje vou fazer minha  cirurgia. Estou ansioso e tenho certeza de que tudo dará certo. Minha  expectativa é que, depois da cirurgia, eu possa voltar a enxergar  normalmente. Tenho dificuldades para ler boletos, mensagens de celular  e até mesmo de me locomover, pois é difícil pegar ônibus”, explica o  paciente.

Novos agendamentos para o Revi-VER

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com  catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o  DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica  na secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro  Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar  cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um  número de telefone para contato.

Fotos: Cris Oliveira- Secom/PMVR