Deputado concede Medalha Tiradentes ao desembargador Peterson Barroso Simão

Presidente do Instituto de Magistrados do Brasil recebeu honraria pelos relevantes serviços prestados

O deputado estadual Max Lemos entregou na manhã desta quarta-feira a Medalha Tiradentes ao desembargador Peterson Barroso Simão, presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB). A solenidade, que contou com a presença de demais desembargadores e magistrados, aconteceu na própria sede do IMB.

A concessão da Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), foi fruto de Projeto de Resolução do deputado Max Lemos, aprovado pelo Plenário da Casa Legislativa.

“Em nome da Alerj, tenho a felicidade de conceder esta medalha, que é um reconhecimento dos relevantes serviços prestados pelo dr. Peterson ao longo da vida na magistratura, além da dedicação na difusão da questão jurídica em todo o Brasil. E mais do que isso, é um estímulo para que possamos continuar contando com os seus serviços e intelecto nas questões jurídicas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. O Rio de Janeiro passa hoje por um novo momento e a expectativa é que continue tendo harmonia entre os poderes. Existe hoje uma paz política entre o poder executivo, na pessoa do governador Cláudio Castro, no poder legislativo, na pessoa do presidente André Ceciliano, e o poder judiciário, e o IMB tem um papel fundamental nesta construção”, destacou Max Lemos.

“Agradeço imensamente por este prestígio concedido pela Alerj, na pessoa do deputado Max Lemos. Quando chegar ao fim da vida, posso dizer que fiz algo de bom, já que recebi tão importante honraria. É uma honra que compartilho com todos os meus familiares, amigos e com o Instituto dos Magistrados do Brasil, pois somos nós que recebemos esta homenagem e não eu sozinho, pois não fazemos nada de valor sem a ajuda dos amigos. Trabalho há 30 anos no direito e esta é a minha missão na terra. Com esta honraria, vejo que estou no caminho certo”, completou o desembargador Peterson Barroso Simão.

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Luciano Barreto, Fábio Dutra,
Luiz Felipe Francisco e Renata Cotta. Também participaram o advogado Genilton Castilho e o prefeito de Carapebus, Bernard Tavares.

Perfil

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Peterson Barroso Simão ingressou na magistratura em 1992. Foi promovido a desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) em 2013. Atualmente integra a 3ª Câmara Cível e atua como suplente no Órgão Especial.

Na Justiça Eleitoral foi juiz titular de zonas eleitorais em Niterói e por dois mandatos presidiu a Regional da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) na mesma cidade.

Magistrado há 29 anos, o desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse recentemente como presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e deverá comandar a instituição no triênio 2022/2025. O magistrado sucedeu o desembargador Fábio Dutra.

Foto: divulgação