III Encontro do Trade Turístico reforça parcerias e impulsiona o desenvolvimento do setor em Teresópolis
O turismo de Teresópolis ganhou um importante impulso com a realização do III Encontro do Trade Turístico, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo no Hotel Boutique Urikana. O evento reuniu representantes do poder público, empresários, profissionais da área e instituições ligadas ao segmento para debater estratégias voltadas ao fortalecimento da atividade, considerada um dos principais motores da economia local. A programação destacou iniciativas para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo, impulsionado pelas belezas naturais, gastronomia, hotelaria, turismo rural e pelo calendário de eventos do município.
Representando o prefeito Leonardo Vasconcellos, o secretário municipal de Governo, André Muniz, ressaltou a importância do setor para a geração de emprego e renda. “Quando fortalecemos o turismo, fortalecemos também a geração de oportunidades para a população. Teresópolis possui uma vocação natural para esse segmento e avança por meio do planejamento, do diálogo e da parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, afirmou. A secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, também destacou que o encontro fortalece a construção de políticas públicas e ações conjuntas voltadas à valorização do destino.
Entre os principais momentos da programação, estiveram a entrega das Placas de Turismo Rural pela TurisRio, reconhecimento concedido a empreendimentos que se destacam no segmento, e a assinatura do Termo de Intenção de Parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Teresópolis Convention & Visitors Bureau. A iniciativa, aguardada desde 2021, estabelece uma cooperação voltada à promoção turística da cidade, à captação de eventos e ao fortalecimento da imagem de Teresópolis como destino de referência no estado.
Ao longo do encontro, especialistas e representantes de instituições como TurisRio, Sebrae Rio, Senar Rio, ABIH-RJ, IGR Serra Verde Imperial e Sindicato Rural de Teresópolis participaram de painéis e debates sobre temas como branding de destinos, turismo criativo, hotelaria, turismo rural, investimentos e políticas públicas para o setor. O evento também abriu espaço para networking e apresentações de empreendimentos locais por meio do Pitch do Trade Turístico, fortalecendo a integração entre os diferentes agentes da cadeia produtiva.
Com o apoio de diversas entidades, o III Encontro do Trade Turístico reafirmou o compromisso de Teresópolis com o desenvolvimento sustentável da atividade, consolidando novas parcerias e ampliando as oportunidades de crescimento para um setor cada vez mais estratégico na economia do município. A iniciativa reforça o potencial da cidade como um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro, unindo planejamento, inovação e cooperação para impulsionar o futuro do turismo local.

