UBS Barramares reforça importância de prevenção ao câncer de mama

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares-Barreto, no bairro São José do Barreto, sediou nesta segunda-feira programação para conscientização sobre a necessidade de detecção precoce do câncer de mama para a sua cura. A atividade faz parte do Outubro Rosa e foi promovida pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Saúde com o tema ‘Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?’, conforme orientação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Ministério da Saúde.

“É muito importante participar das palestras porque no dia a dia temos diversos afazeres e muitas vezes esquecemos de nós mesmas”, comentou a moradora do Barreto, Érica Marques, 41 anos. A coordenadora da UBS Barramares-Barreto, Iracema Costa, destacou que durante a semana a unidade intensifica ações da campanha, com atendimentos, marcação de exames, consultas e incentivo à participação.

A assistente social Elaine Feitosa ministrou palestra abordando a importância da detecção precoce, os índices de câncer de mama no Brasil, promoção e prevenção, e como a rede de saúde está funcionando em Macaé no momento.

Já a secretária da Ong Onco Renascer, Marina Medeiros, abordou a prevenção em sua apresentação. “Descobrir câncer precocemente é o melhor comportamento. Somos uma Ong que atende cerca de cem mulheres, com apoio, visitas e palestras”, assinalou.

A prevenção do câncer de mama nos homens foi retratada pela enfermeira Marinda Batista, que prestou orientação para o autoexame com a utilização de material didático e ilustrativo. “Alertar as mulheres de que temos que nos cuidar, compartilhando  informações é de extrema relevância”, frisou Hellen Cristiane Costa, de 39 anos, que levou a sobrinha Yasmin Paixão, de 15 anos, para participar também.

A UBS Barramares funciona na Rua Raul Seixas e disponibiliza atendimentos com várias especialidades como médico dermatologista, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, serviço social, atendimento de enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, farmácia, massoterapia, vacina e exames laboratoriais.

 

Foto: Bruno Campos